Uma xícara de café, a mente aberta e seu podcast literário para começar o dia
Evento une diferentes grupos sociais para debates sobre memória, diversidade e políticas públicas para a cultura
Fortaleza se torna o centro das atenções no setor cultural com o início do 8º Fórum Nacional de Museus, que acontece de 25 a 29 de novembro no histórico Cineteatro São Luiz. O evento reúne lideranças, especialistas e a sociedade em um debate sobre o papel dos museus na preservação da história e na consolidação da democracia. A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou o compromisso do governo em fortalecer políticas culturais inclusivas.
Com o tema “Democracia e direito à memória”, o 8º Fórum Nacional de Museus busca reforçar a relevância dos museus na preservação e divulgação de identidades culturais. Um dos destaques do encontro é a construção do segundo Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), que norteará políticas públicas do setor para a próxima década.
“Esse documento será o resultado de um processo participativo e definirá diretrizes importantes para a próxima década”, afirmou Fernanda Castro, presidente do Ibram.
A programação inclui eventos internacionais, como a mesa-redonda sobre repatriação e reparação, além de encontros voltados à diversidade, como o Encontro da Rede LGBTQIAPN+ de Memória e Museologia Social. Atividades culturais também estão espalhadas por pontos importantes da cidade, como o Centro Dragão do Mar e a Pinacoteca do Ceará.
O evento é fruto de uma ampla mobilização social, com mais de 1.300 participantes em 34 encontros realizados previamente em 21 estados. “O Fórum Nacional de Museus é, há 20 anos, um espaço vital para a construção coletiva de políticas públicas”, reforçou Fernanda Castro.
Foto: Jeny Sousa.