Uma xícara de café, a mente aberta e seu podcast literário para começar o dia
O evento reunirá 18 países para discutir preservação e sustentabilidade de bibliotecas latinas e ibéricas.
O Rio de Janeiro será palco de um evento que reunirá representantes de 18 países para discutir a preservação e a sustentabilidade dos acervos das bibliotecas nacionais ibero-americanas. A 35ª Assembleia Geral da Associação de Estados Ibero-Americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais (Abinia) acontecerá de 3 a 6 de dezembro, na Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Após 24 anos, o Brasil volta a sediar o encontro, que contará com delegações de países como Argentina, Colômbia, Portugal e Espanha. Outros participantes, como Bolívia e Uruguai, acompanharão virtualmente. Segundo o presidente da FBN, Marco Lucchesi, o evento simboliza a integração das raízes ibéricas com a América Latina e reforça o compromisso dessas instituições com as políticas de memória e a sustentabilidade informacional.
A preservação dos acervos das bibliotecas nacionais diante de em um cenário de crescente complexidade informacional será pauta no encontro. “Estamos falando de milhões de peças preservadas por essas bibliotecas, um patrimônio que representa uma parte do planeta unida no Rio de Janeiro”, destacou Lucchesi, ressaltando o simbolismo e a importância desse encontro histórico.
Outro destaque do evento é o retorno de Portugal à Abinia, após anos de afastamento. “Esse retorno é muito significativo. Estamos programando práticas e reavaliando funções institucionais dentro de uma grande comunidade que compartilha valores e missões culturais”, comentou Marco Lucchesi.
A realização do encontro no Brasil reflete o prestígio da Biblioteca Nacional em iniciativas relacionadas à memória cultural e à disseminação de informações. Lucchesi lembrou que, no ano passado, a instituição firmou um acordo com o Supremo Tribunal Federal para aprimorar práticas informacionais.
Para além das discussões técnicas, o evento reforça o conceito de uma “diplomacia do livro”, com as nações ibero-americanas unidas para consolidar parcerias e ampliar suas políticas culturais. “São repúblicas latino-americanas e ibéricas reunidas em uma relação de microdiplomacia, que reforça o valor do patrimônio cultural acumulado por gerações”, explicou o presidente.
Embora restrito a convidados, o encontro será transmitido ao vivo nos dias 4, 5 e 6 de dezembro pelo canal oficial da FBN no YouTube, ampliando o alcance das discussões para o público em geral.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil