Uma xícara de café, a mente aberta e seu podcast literário para começar o dia
Lagoa do Carro terá curso gratuito de escrita criativa para comunidade LGBTQIAPN+ e inclusivos.
Lagoa do Carro, cidade do Pernambuco, com cerca de 17 mil habitantes, está prestes a ganhar uma importante conquista cultural: um curso gratuito de escrita criativa, especialmente voltado para a comunidade LGBTQIAPN+. A iniciativa, aprovada pela Lei Paulo Gustavo, foi pensada pela escritora S. S. Santos e será realizada em parceria com a Editora Vecchio, em de fevereiro de 2025.
O curso de escrita criativa também terá cotas de participação para pessoas com deficiências, negros e professores. Para concorrer a essas vagas, não é necessário que o candidato seja parte da comunidade LGBTQIAPN+.
As aulas do curso de escrita criativa acontecerão na Biblioteca Pública de Lagoa do Carro, para 30 alunos. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 18 para ampla concorrência, 6 para professores, 4 para pessoas negras e 2 para portadores de deficiência.
A escritora S. S. Santos conduzirá a conversa, compartilhando sua experiência e mostrando passos para uma escrita criativa consciente e criativa. “Meu editor que me deu a ideia”, revelou a escritora ao Bom Dia, Café e Livros. “Nós vimos que haviam aberto as inscrições para editais [da Lei Paulo Gustavo], então ele me perguntou se eu toparia dar aulas de escrita criativa aqui na cidade para o público LGBTQIAPN+, assim também estaríamos dando visibilidade a comunidade da região onde moro”, ela completou.
O curso começará dia 1º de fevereiro e terminará no dia 28 do mesmo mês. Ao final, um livro será publicado e lançado em evento especial na cidade, previsto para o dia 30 de maio de 2025. Ele reunirá as histórias produzidas pelos alunos durante as aulas – histórias essas que são a parte mais aguardada por S. S. Santos. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de dezembro deste ano, e podem ser feitas neste link. Para participar, o aluno precisa estar em Lagoa do Carro durante o período do curso.